Home
Blog

Instagram Feed

  • J temos algumas provas ESGOTADAS!!   Corra e se
  • T sabendo da novidade?? Estamos no strava   Alm
  • HOJE  O LTIMO dia para se inscrever na nossa
  • Bom dia Realezas!!   Nessa semana no d mole
  • O Projeto Ilhas do Rio junto com o RRM apresentam
  • ltimo final de semana de treinos antes da nossa etapa
29/11/2019

Bruno Rosa dá 6 dicas para o arrasar no RRM

O educador físico conta a sua experiência na prova e dá dicas para se dar bem!

 

“Acho que consigo”. Esse foi o meu pensamento ao me inscrever pro RRM de maio de 2019. Havia nadado apenas 1x
em mar aberto e não estava treinando na piscina há um tempo, mas pensei que apenas 1k, cercado por 2.000 pessoas, com ondas e pernas batendo, seria tranquilo.

Não foi.

Pra piorar, fiquei sem treinar direito praticamente 1 mês, sem a rotina convencional de treinos por conta do joelho, o que piorou ainda mais a situação. Ao entrar na água, logo nas primeiras braçadas pensei: “Fiz besteira, vou desistir”. Apesar de tudo não desisti, entretanto, me prometi que nunca mais passaria por tamanho perrengue por falta de preparação, por me julgar capaz mesmo sem treinar de forma específica e direcionada.

A título de contextualização, além de profissional de Ed. Física que sou, fui atleta de Futebol Americano por muito tempo e há 5 pratico crossfit. Por conta de uma lesão no joelho estava desmotivado com os treinos e reencontrei no Rei e Rainha do Mar o desejo por me desafiar, de competir comigo mesmo, desejo esse que só aumentou depois do perrengue de maio. Ficou tipo um desejo de provar pra mim mesmo que eu era capaz e poderia ser muito melhor do que aquilo.

Então, como professor e ex marinheiro de primeira viagem, achei legal compartilhar com vocês alguns pontos legais sobre a preparação, julgando assim poder ajudar principalmente a galera que está indo pela primeira vez.

1- PREPARE-SE
Pode parecer bobeira, mas falemos o básico: não vá achando que consegue se nunca nadou em mar aberto ou correu na areia. Procure uma equipe ou profissional de Ed. Física que te auxilie nessa parte.

2- ESPECIFIQUE
Não é porque você é crossfiter, rato de musculação ou musa do spinning que vai conseguir ter sucesso sem praticar a modalidade específica que você irá competir no RRM. Se vai nadar, treine natação, se vai correr, corra. Sempre de forma periodizada e adequada. As outras atividades podem e devem estar na rotina, mas como complemento.

3- PRIORIZE
O seu treino principal tem que ser o do seu objetivo principal. Se a natação é o seu foco no
RRM, a natação tem que ser parte dominante da sua rotina de treinos. O mesmo serve para a
corrida. Se uma atividade que serve de complemento ou acessório está prejudicando o treino
da atividade principal, vale rever o planejamento.

4- NÃO ESQUEÇA DA MUSCULAÇÃO
Por mais que o foco esteja na corrida ou no nado, além da musculação prevenir lesões nos
treinos e nas competições, o mais legal: músculos mais fortes e resistentes economizam mais
energia ! Logo, você cansará menos na prova específica. Cansando menos, chegará mais
rápido. Quer combinação melhor ?

5- PERIODIZE
Existe o momento certo para treinar com mais intensidade e com mais volume. Assim como
também existe o momento de aumentar a natação e diminuir o trabalho de peso. Também é
legal saber que as semanas anteriores à prova geralmente são dedicadas à recuperação e
compensação para que o atleta renda o seu máximo na competição alvo, nada de excesso de
volume nos últimos dias ! Você é o que você fez durante toda a preparação, não essa correria
da última semana, confie no processo ! Faltando uma semana, você é uma pessoa preparada
já !

6- APROVEITE O PROCESSO.
Você escolheu participar disso. Comemore cada pequena vitória ! Toda vez que você acordou
cedo, cada treino, cada refeição, a primeira vez que nadou/correu uma distância maior.
Aproveite isso ! Cada parte do caminho que vai te levar até o seu objetivo final, que é o Rei e
Rainha do Mar de dezembro.

Combinado assim?

Então nos vemos dia 15/12 pra fechar esse ano da melhor forma: praticando esportes, entre amigos, com muita alegria e superação.

Clique aqui e inscreva-se já!

RelatedPost

Tags: , , , , , , ,



Deixe um comentário

Patrocínio
Apoio
Apoio de Mídia
Parceria Artística
Parceria Esportiva
Parceria Ambiental
Apoio Local
Apoio de Mídia
A Gente Apoia
Hidratação Oficial
Cobertura Oficial
Realização