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27/5/2019

Como devo me alimentar antes da prova?

A ultramaratonista Catarina Ganzeli dá conselhos de como se alimentar antes do grande dia!

 

Quando a prova ocorre no período da manhã, como de costume, a energia que estará disponível para ser utilizada pelo nosso corpo é da alimentação da noite do dia anterior à prova, do nosso jantar. Muitos me perguntam sobre essa alimentação e sugiro que façam uma reserva de energia através da ingestão de carboidratos, para ser utilizada durante a prova, na manhã seguinte, armazenada em forma de glicogênio muscular.

Para tal faça a ingestão de carboidratos limpos, como arroz, batata, mandioca, macarrão. Não coma alimentos de difícil digestão, como excesso de fibras, saladas, sementes (chia, linhaça), molho branco e queijos, dê preferência ao molho vermelho.

Por que ingerir menos proteínas e saladas cruas? Por gastarem mais energia para serem digeridos e o seu corpo precisa descansar, inclusive em relação à digestão alimentar. Isso também vai te ajudar a ter uma noite de sono mais tranquila, pois sua digestão será mais rápida e fácil.

No café da manhã, eu particularmente, prefiro comer menos, pois a energia advinda dessa refeição não será utilizada na prova e sim a do jantar do dia anterior.

Nas provas que acontecem à tarde, a orientação é oposta. Como muito bem no café da manhã, alimentos com carboidratos de fácil digestão, como batata doce e frutas. Já no almoço que antecede a prova, procuro comer menos, para não nadar com o estômago muito cheio e a digestão sendo feita durante a prova.

Sempre teste tudo antes do dia da prova, nos seus treinos e consulte seu médico e/ou nutricionista.

Se você já está acostumado a fazer um tipo de alimentação antes da prova e se dá bem com ela, não mude. Faça o que você acredita. Já vi vários atletas jantarem em rodízios de pizzas no dia anterior e competirem no dia seguinte, por já estarem habituados. Eu mesma me adaptei a comer salada (além do carboidrato) no dia anterior a prova durante os últimos anos e tem me feito bem.

 

Texto escrito por Catarina Ganzeli – nadadora especialista em provas de ultramaratona aquática.

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