Home
Blog

Instagram Feed

  • O filhote tambm quer participar?   Para a criaada
  • Parabns Braslia! Em 2018 fizemos nossa estreia na cidade e
  • Vamos adoar a sua Pscoa!  LTIMO dia para aproveitar
  • Voc prefere provas curtas ou longas? Nenhuma das duas?
  • Nosso sentimento quando a buzina toca CORREEE!!! Essa foi a
  • PROMOO DE PSCOA   Agora ficou doce doce doce!
10/4/2019

Listamos 20 Exercícios Educativos Para Melhorar a Sua Natação!

Nadadora ultramaratonista aquática, Catarina Ganzeli dá dicas para melhorar o seu nado
20 dicas para melhorar a sua natação!

20 dicas para melhorar a sua natação!

Os exercícios educativos mais importantes para os nadadores de maratona aquática são:

1. Respiração frontal: nadar crawl e levantar a cabeça para frente na hora de respirar.

2. Nado de polo aquático: nadar com o queixo na linha da água.

3. Nadar com as mãos fechadas.

4. Nadar fazendo braçada submersa, tanto na recuperação (quando você leva o braço à frente), quanto na finalização da braçada (quando você leva o braço para trás).

5. Palmateio: fazer variações para criar estabilidade e força na região dos ombros e em toda a musculatura do braço, prevenindo dores durante a prova e possíveis lesões.

6. Nadar com os pés amarrados: inicialmente com boia e depois sem a boia.

7. Fazer o nado de crawl com o corpo completamente submerso: ajudará a fortalecer o seu nado em condições adversas, principalmente com muitas ondas.

8. Além disso, você pode treinar desviar dos demais atletas; dando 3 braçadas e passando por debaixo da raia ou por cima e dar mais 3 braçadas e passar para o outro lado da raia. Faça algumas piscinas intercalando o nado por cima e por baixo da raia.

Concentração e disciplina para nadar!

Concentração e disciplina para nadar!

9. Para treinar a chegada com a batida de mão no pórtico, você pode colocar o seu paraquedas na bandeirola da piscina e tentar toca-lo com a mão, nadando em velocidade.

10. Tente fazer alguns tiros com camisa de algodão bem larga por cima do maiô ou usando calça de ginástica (para as meninas) ou bermuda (para os meninos) para estimular a força do nado.

11. O nado “atado” também é uma boa alternativa para ganhar força. É possível fazer desde tiros de velocidade até séries mais longas. Esse elástico extensor para nado “atado” pode variar de 5m a 10m de comprimento e tem uma cinta regulável na ponta, para você amarrar na cintura e a outra ponta amarrada na parede. Você pode encontrar em lojas de artigos esportivos, tanto físicas quanto on-line.

12. Treino com tiros em alta velocidade com a cabeça erguida, para você poder enxergar a chegada.

13. Treino com 3 colegas nadando lado a lado na raia, para estimular sua mente e corpo a nadarem com pessoas próximas, o desvio da água fica diferente, fica mais pesado nadar muito próximo lateralmente de outro atleta.

14. Treino trocando de posição com seus colegas; faça algumas piscinas nadando lado a lado e sempre mudando de lado no meio da piscina, para acostumar a se movimentar próximo dos demais nadadores.

15. Treino para pegar vácuo; faça tiros curtos ou longos com seus colegas em “trenzinho”, um saindo no pé do outro e se revezando nos tiros. No vácuo (ou esteira) você terá um nado mais econômico.

Agora é só partir para o Rei e Rainha do Mar!

Agora é só partir para o Rei e Rainha do Mar!

16. Os contornos de boias podem ser treinados com uma bola suíça (bola usada para pilates ou yoga) colocada dentro da água (amarrada com corda e anilha de 5kg ou mais para fixa-la) para ser contornada.

17. O contorno de boias também pode ser treinado com uma pessoa parada, verticalmente na marca do “T” ao fundo da piscina. Todos os nadadores saem com intervalos de 5 ou 10 segundos e ao atravessar a piscina, ao invés de o primeiro nadador dar a virada, ele fica parado estável com os braços erguidos ou no prolongamento do corpo, exatamente sobre a marca do “T” ao fundo da piscina que fica a aproximadamente 1m da parede (varia dependendo da

piscina). O nadador seguinte contorna o primeiro, (que está de pé, parado), sem tocar na parede, simulando o contorno de boias, os seguintes repetem o processo e quando o último passar, o que está parado retorna ao final da fila. Sempre quem estiver em primeiro para na marca da piscina e fica estável esperando os colegas o contornarem para entrar ao final da fila e assim todos se revezam até terminar a metragem estipulada no exercício.

18. Treinar tiros curtos em velocidade, de 10m até 25m, com vários atletas emparelhados, lado a lado, simulando uma chegada, também pode ajudar você a se acostumar a nadar em grupo em momentos decisivos.

19. O nado de crawl ao contrário pode ser utilizado para estimular sua coordenação motora. É difícil de fazer, mas ajuda muito.

20. Nadar crawl com pernada de borboleta, pode te ajudar a controlar suas braçadas ao enfrentar um cenário com muitas ondas.

Estes são alguns exercícios propostos e utilizados por maratonistas aquáticos. O importante é fortalecer todas as musculaturas que serão utilizadas e simular os possíveis cenários que serão encontrados durante a prova.

Texto escrito por Catarina Ganzeli – nadadora especialista em provas de ultramaratona aquática.

 

RelatedPost

Tags: , , , , , , , , , , , ,



Deixe um comentário