Home
Blog

Instagram Feed

  • Fala que eu te escuto realeza!  Qual foi a
  • Foca no objeito e partiu treino que a semana est
  • WOWWW!!  Quem a consegue e pode ensinar a gente?
  • Levanta a mo quem t empolgado pro final de semana
  • Bota o sorisso no rosto que hoje  dia de
  • A!!!!  Estamos muito felizes com essa marca Obrigado a
31/7/2018

“Menino, me leva pro Pelourinho. Menino, me leva pro Pelô!” O Jorge pediu e nós atendemos, vamos para o Pelô!

O Circuito Petrobras Rei e Rainha do Mar chega à Salvador para conhecer, aprender e entender parte da história do nosso país.

Um dos lugares mais conhecidos da primeira capital do Brasil é, com certeza, o Pelourinho! Famoso pelo seu carnaval sem igual, já foi cenário de clipe do Michael Jackson, é o palco de grandes ensaios do Olodum e vive lotado de turistas.

O bairro, localizado na Cidade Alta, tem mais de 800 casarões dos séculos XVII e XVII e é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. O Pelourinho é conhecido por abrigar diversas igrejas e museus, além de suas famosas ladeiras. Haja fôlego para conhecer todas as vielas e largos, mas a quantidade de visitantes fala por si, é um lugar único.

Passear por lá é respirar história. Pelourinho, por significado, é uma coluna de pedra ou de madeira, colocada em praça ou lugar central e público, onde eram castigados os infratores da lei. Em 1807 o de Salvador foi instalado no atual Largo do Pelourinho, apesar desse tipo de punição ter sido extinta 30 anos mais tarde, a região, que também era endereço de outros pelourinhos menos relevantes, continuou a ser conhecido como Pelourinho.

Ao andar pelas ruas e vielas é provável que se depare com o Largo Terreiro de Jesus, onde estão concentradas várias igrejas, Igreja da Ordem Terceira de São Domingos Gusmão, São Pedro dos Clérigos e Catedral Basílica Primacial São Sebastião, dois museus de destaque da região, Museu da Misericórdia e Museu Afro-Brasileiro, e é o local onde ficava exatamente  o principal Pelourinho, bem ao centro.

As ruas do bairro são casa de importantes associações, institutos e ongs que buscam manter as tradições e histórias vivas. A Fundação Casa de Jorge Amado, por exemplo, onde está  todo o acervo literário do autor. O icônico Mestre Bimba, eternizado por Monteiro Lobato no conto Vinte e dois de Marajó, fundou a Associação de Capoeira Mestre Bimba, na época como Centro de Cultura Física Regional porque a capoeira não era bem vista aos olhos da sociedade, no Pelourinho.

A culinária local é muito bem representada por restaurantes e baianas de acarajé. O passeio pelo Centro Histórico é unânime, não tem quem não goste e não encontre algo que se interesse. Tem atrações para todos os gostos, muita história, agito (especialmente no carnaval, mas vale conferir a programação dos ensaios ao longo do ano) e muitas delícias!

Tags: , , , , , , , ,


Posts Relacionados

Rei e Rainha do Mar e Petrobras apresentam: água pra que te quero?! Que o corpo humano é basicamente composto por água, todo mundo sabe! Que nós devemos nos manter hidratados, também! Mas, com a correria do dia a dia, ...
Como agir em caso de ferimentos por água-viva Tecnicamente, o que acontece é um envenenamento da pele devido a liberação de toxinas pelos filamentos da água-viva. Existem alguns mitos sobre qual a...

Deixe um comentário