Home
Ame o Mar

Para onde vai seu lixo?

O AME O MAR é uma plataforma de comunicação de uma série de iniciativas ambientais que o Rei e Rainha do Mar realiza, apoia e/ou informa sobre a nossa luta diária para melhorar o meio-ambiente.

É muito comum, nos dias de hoje, ao frequentar praias, realizar passeios de barco ou dar mergulhos no mar e achar detritos de plástico boiando na superfície marítima. Isso se tornou um problema ambiental e global, atingindo todas as partes do mundo.

A poluição é um fato real e que afeta a fauna marinha, levando animais como peixes e frutos do mar a ingerir sacolas plásticas, garrafas, copos entre outros objetos e, com isso, teme-se que ao serem digeridos dessa forma, podem acumular resíduos químicos que podem, inclusive, ser tóxicos aos seres humanos ao entrar na corrente sanguínea.

Até os plásticos considerados biodegradáveis e oxibiodegradável já são cientificamente comprovados que não são tão eficazes assim e que continuam afetando os animais e a fauna, sendo os micro-plásticos um problema grave e difícil de ser combatido após já estar inserido no meio-ambiente. Então, qual seria a solução?

No estado da Califórnia, nos Estados Unidos, o uso dessas sacolinhas já foi proibido e trocado por sacos de papel que os consumidores pagam US$ 0,10 por cada unidade, diminuindo constantemente o uso de mais 14 bilhões de sacolas que contribuem para a poluição.

Por todos esses motivos, o Rei e Rainha do Mar resolveu adotar, a partir desta etapa de Ubatuba, que irá acontecer no dia 11 de novembro, a utilização dessas sacolas de papelão na hora da distribuição dos kits para os atletas participantes do evento, visto que é uma maneira de contribuir para a não-poluição do meio ambiente. As sacolas de papelão devem ser cada vez mais utilizadas, ao invés de sacolas plásticas, visto que elas se deterioram, não afetam o ambiente e, ainda por cima, podem ser reutilizadas várias vezes, tais como as sacolas plásticas.

Outra iniciativa é a parceira com a Ilhas do Rio, uma organização que promove a geração do conhecimento e envolvimento da sociedade para a conservação das Ilhas Cagarras e áreas do entorno. Também ocorre ações de coleta de lixo nas praias para preserva-las, pesquisas científicas, além de palestras sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Conheça mais sobre pelo site oficial: http://ilhasdorio.org.br

Faça a sua parte pela redução dos dejetos plásticos nos oceanos.

Apoio
Apoio de Mídia
Parceria Esportiva
Parceria Ambiental
A Gente Apoia