O mar sempre foi e será o nosso lar, mas era hora de explorar as águas do Brasil através do nosso circuito nacional. A próxima etapa do Circuito Petrobras Rei e Rainha do Mar será em Brasília, mais precisamente no Lago Paranoá, no dia 27 de maio. Pesquisamos muito sobre como faríamos nossa estreia fora das águas salgadas e é claro que não poderíamos deixar de dividir com vocês, nossa realeza, as principais diferenças entre nadar no mar e no lago.

Desafio Rei e Rainha do Mar. 09 de Dezembro de 2017, Rio de Janeiro. Foto: Satiro Sodré/SSPress/Effect Sport
Flutuabilidade
O que mais difere certamente é a flutuabilidade. É de conhecimento geral que a água salgada tem maior densidade, o que faz com que o corpo do nadador flutue com maior facilidade. Com o aumento da flutuabilidade, a velocidade do nado acaba aumentando também. Entretanto, os lagos costumam ter menos alterações do que o mar, ou seja, não corremos o risco de ter dificuldades semelhantes a nadar em um mar “mexido”.
Respiração
Por ter menos movimento, a natação em lagos permite uma respiração mais similar à respiração usual na natação de piscina. Porém, é imprescindível estar sempre atento as boias. Apesar da ausência de ondas, o lago é um bioma e tem vida por si só.
Temperatura
A temperatura da água normalmente é similar à temperatura ambiente, diferentemente do mar, onde diversos fatores influem na variação de temperatura.

Desafio Rei e Rainha do Mar. 09 de Dezembro de 2017, Rio de Janeiro. Foto: Vitor Silva/SSPress/Effect Sport
Trajes
Os trajes indicados são os mesmos para natação no mar. Vale ficar atento em relação à proteção térmica do traje, porque os lagos podem ser bem frios. Mas, em Brasília, isso certamente não será um problema!
Largada
Uma diferença gritante é em um momento crucial da prova: a hora de entrar na água. No lago, as dificuldades de ultrapassar a zona de arrebentação não existem, o que facilita, e muito, para os amantes de água que morrem de medo das ondas.
Acho que já deu para ver que não encontraremos nenhum monstro do lago por lá, né? Brincadeiras à parte, estamos muito empolgados em fazer uma etapa inesquecível para vocês!
Quem aí ainda não se inscreveu? É só clicar aqui!
Nos vemos no dia 27 de maio no Lago Paranoá!!
Tags: Beach Biathlon, Beach Run, Circuito Rei e Rainha do Mar, Corrida, Corrida Kids, Corrida na Areia, Corrida na Praia, Esportes de Praia, Evento Esportivo ao Ar Livre, Maratona Aquática, Natação, Natação no Mar, Open Water Swimming, Outdoor Sports Festival, Outdoor Sports Festival in Brazil, Stand Up Paddle, Travessia Marítima